sábado, 2 de julho de 2011

Os sete melhores livros de Detetives da Literatura

1. Sherlock Holmes
Criação do britânico Conan Doyle, Holmes, se não o percusor da profissão nas páginas literárias, é sem dúvida é o personagem que popularizou o romance policial. De caráter um tanto arrogante, quanto presunçoso, o detetive sempre soube que "era a ultima bolachinha do pacote", e não tinha crime que não desvendasse.
____________________________________________________


2. Robert Langdon
Sim, ele não era nenhum detetive. Será? Pois a inteligência do professor de iconografia, Robert Langdon, e sua sabedoria o fizeram investigar simbolos secretos, mexer com temida opus dei, e com a maçonaria. Teria Holmes tanta coragem assim? Saberia ele o significado de tantos simbolos? Se Longdon não era especificamente um detetive, fazia as vezes de um
___________________________________________________




3. Hercule Poirot
O extravagante personagem de Agatha Cristhie, o detetive Belga, Hércule Poirot se diferenciou pela astúcia, pelo uso do pensamento, e por sua elegância. A inteligência do detetive particular, é revelada ao seu extremo, inclusive no livro que a morte lhe chega - Cai o pano - levando os leitores a uma solução longe da obviedade.
__________________________________________________


4. Auguste Dupin
Aí esta para muitos o pai dos detetives da literatura mundial. Criação de Edgar Allan Poe, o detetive morador da bela e erótica Paris surgiu pela primeira vez solucionando os mistérios dos assassinatos na Rua Morgue.
__________________________________________________



5. Miss Marple
Sim. Sim, e sim. Agatha Cristhie nos fornece mais um personagem para esta lista. Um senhora, velha, solteirona, que passa depercebida por qualquer um, que podia ser até sua avó. Mas Miss Marple, é bem mais perigosa - para o assassino é claro - e não deixa por menos para qualquer detetive famoso, resolvendo dezenas de assassinatos.
___________________________________________________


6. Comissário Maigret
Personagem do escritor Georges Simenon, participou de 75 novelas, e 28 contos. Preciso dizer mais?
____________________________________________________



7. Léo, Gino, e Ângela
E para encerrar esta lista um trio. Brazuca. Uma merecida lembrança a um dos maiores autores brasileiros, e que povoaram as leituras de geração de 1980, por meio das aventuras da coleção vagalume. Os jovens detetives criados por Marcos Rey se metiam em grandes aventuras como nos livros, um cádaver ouve rádio, e o mistério dos cinco estrelas .





http://listasliterarias.blogspot.com/2009/12/os-7-maiores-detetives-da-literatura.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário